terça-feira, 17 de maio de 2011

Nota de esclarecimento - atividades do dia 16/05

17/05/2011 -  Nota de Esclarecimento dos Professores da ESEBA
Informe dos professores à comunidade Eseba-UFU sobre as atividades desenvolvidas no dia 16/05/2011, durante a paralisação das aulas


Às 9h30, foi realizada, na ADUFU – Associação dos Docentes da Universidade Federal de Uberlândiareunião de professores substitutos, GT Articulação e demais educadores.  
  
No período da tarde, os docentes da Eseba-UFU iniciaram a reunião relatando os principais pontos discutidos na reunião ocorrida na ADUFU no período da manhã. Os professores informaram que a Comissão Diretora da ADUFU comprometeu-se a levantar um Fundo de Solidariedade em prol dos professores substitutos contratados de forma precária. Essa Comissão afirmou também que, supostamente, o sistema para cadastramento de professores substitutos dos cursos superiores da UFU estaria prestes a ser regularizado, contudo, não contemplaria os professores da Eseba. O Encontro Jurídico do ANDES também foi lembrado. Nele a situação dos CAp’s faria parte da pauta de discussão.  
  
Alguns docentes comentaram acerca do risco eminente da perda de autonomia da Universidade Pública, que, automaticamente, rebateria na situação da própria Eseba. Outro ponto importante discutido foi a necessidade de se organizarem ações deestreitamento com a comunidade escolar, para fins de esclarecimento e fortalecimento do grupo.  

Em seguida, comentou-se que o movimento de expansão física da Universidade Federal de Uberlândia não acompanha o desenvolvimento das relações de trabalho. Sugeriu-se o agendamento de uma reunião com o Reitor da UFU em prol de obter ocomprometimento deste com a situação dos professores contratados, assim como ocorreu no CAp-UFRJ. 

Na sequência, foi realizado um balanço da mobilização, destacando o processo de afinização ocorrida entre os professores engajados no Movimento de Paralisação. Algumas ações foram sugeridas, como a retomada das atividades nos Grupos de Trabalho do Movimento. Foram apresentadas também ideias de mobilização da comunidade escolar por meio de um abraçosimbólico em torno da Escola, além da assinatura de um abaixo-assinadoPor fim, o coletivo dos professores apreciou o texto que seria enviado para divulgação no site da ADUFU.   

Além dos informes acima prestados, também gostaríamos de divulgar a AGENDA DO DIA 17 de maio de 2011 (terça-feira): 

  • 8h – Reunião dos docentes da Eseba para análise e deliberação sobre o movimento;  
  • 14h – Reunião dos docentes da Eseba para deliberação sobre o movimento. 
  
Sem mais para o momento, os professores agradecem o acompanhamento de toda a comunidade interna e externa da UFU. 
  
Atenciosamente, 
  Professores da Escola de Educação Básica da Universidade Federal da Uberlândia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário