quinta-feira, 26 de maio de 2011

Nota de esclarecimento - atividades do dia 25/05

(pedimos desculpas pelo atraso nas postagens, o qual se deveu a problemas de acesso ao Blogger no dia 25/05/2011 - estamos ativos!)


26/05/2011 - Nota de Esclarecimento dos Professores da ESEBA-UFU sobre a paralisação
Informe sobre as atividades do dia 25/05/2011



A reunião aconteceu pela manhã, no anfiteatro da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia, iniciando-se pelos informes, a saber:

  • Comentou-se sobre a ida a Brasília e a composição do grupo de professores e colaboradores que participarão da manifestação política, junto aos pais. Os agendamentos com o Ministério da Educação (MEC) e com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) estão sendo realizados pelo parlamentar Gilmar Machado.

  • Recordou-se que o próximo programa radiofônico da ADUFU terá como tema a paralisação das aulas na Eseba.

Após os informes, a mesa iniciou a discussão de propostas de trabalho. Um dos professores insistiu no sentido político que deve nortear qualquer discussão, por isso a necessidade de que a mobilização persista, independente dos novos acontecimentos. Sugeriu-se a organização de uma Campanha do Agasalho, envolvendo a comunidade escolar. Outro professor recordou a sugestão do abraço simbólico em torno da Escola, aliando toda a comunidade escolar, e a importância de associar esse ato a uma discussão sobre seu significado, ressaltando quais são os enfrentamentos e as dificuldades que a Escola está passando. A Diretora reiterou que o prazo divulgado para a publicação da Portaria que regulamentará a contratação de professores substitutos nos CAps é dia 27/maio, sexta-feira, e que isto, certamente, trará rebatimentos para a mobilização, mas ressaltou que as negociações devem prosseguir, independente da contratação de professores.

Os professores debateram a possibilidade de administrar a precarização do trabalho. Entendem que esta situação foi provocada por esferas superiores e, por isso, suas consequências não podem ser assumidas pelos educadores comprometidos com uma educação de qualidade. Um dos docentes comentou como seria contraproducente, nos âmbitos do ensino, pesquisa e extensão, aplicar alternativas paliativas para contornar este contexto.

Foi decidido que a paralisação das aulas será mantida nos dias 26 e 27/maio, aguardando a publicação da Portaria do MEC, prevista para esta semana.

Decidiu-se, também, realizar nova reunião com os pais no dia 27 de maio, sexta-feira, às 19h, no anfiteatro da Eseba,para informar os desdobramentos da publicação dessa Portaria. A Comissão de Pais será acionada para colaborar nos contatos com outros pais de alunos.


AGENDA DO DIA 26/05/2011:

  • 8h – Discussões sobre propostas de trabalho e deliberações, caso sejam necessárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário