segunda-feira, 23 de maio de 2011

Nota de esclarecimento - atividades do dia 20/05

23/05/2011 - Nota de Esclarecimento dos Professores da ESEBA-UFU sobre a paralisação
Informe sobre as atividades do dia 20/05/2011



As atividades iniciaram-se com o grupo de professores reunidos no anfiteatro da ESEBA, no intuito de compartilhar novas informações e traçar o planejamento para as ações do dia.

Inicialmente, foram escolhidos representantes do grupo de professores para comparecer a dois importantes encontros agendados para o dia:
- 9h30 – Evento do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Culturas Populares – GPECPOP/FACED/UFU – sobre precarização do trabalho docente;
- 14h – Reunião do Conselho de Graduação da UFU (CONGRAD), para a qual foi sugerido que se incluísse como item de pauta o problema das contratações na Eseba, com solicitação de moção de apoio por parte do Conselho às reivindicações dos professores.

Em seguida, passou-se à discussão acerca dos temas que deveriam ser pautados na reunião agendada para as 15h30, na Eseba, com o deputado federal Gilmar Machado. A proposta é buscar apoio para a resolução do problema das contratações e também para que o Deputado acompanhe as discussões relativas à Minuta de Portaria de regularização dos Colégios de Aplicação.
Pela manhã, os professores também receberam a informação de que o MEC anunciou, para a próxima semana, a publicação de autorização para a contratação dos professores substitutos para os CAps.
Por fim, foram feitas ainda reflexões acerca da importância de interpretarmos as ações do grupo à luz de referenciais e reflexões teóricas e conceituais mais amplas, que possam contribuir para balizar as estratégias e táticas adotadas pelo movimento.

Às 15h30, professores, pais e mães de alunos reuniram-se com o deputado Gilmar Machado, sua assessora Vilma e o vereador Neivaldo, para discutir e pedir apoio às questões referentes à contratação dos professores substitutos e à regulamentação dos Colégios de Aplicação (CAps). Os professores reiteraram a importância de se desatrelar a contratação docente da regulamentação dos CAps, tendo em vista a necessidade de se garantir um corpo docente que atenda às demandas da escola, independentemente da tramitação referente ao processo de regulamentação dos CAps, que levará certo tempo para ser concretizada. O Deputado afirmou que está acompanhando as alterações que o governo vem fazendo com relação às políticas de contratação de servidores públicos federais e acredita que, até o final de maio, o governo autorizará contratações para os CAps. Ele também afirmou que, por parte do governo, o diálogo se mantém aberto.

A diretora da ESEBA, Elisabet, esclareceu que as situações dos CAps são variadas. Houve impasse na questão das contratações, pois o Deputado afirma que o MEC não autorizou contratos e que a UFU deve se responsabilizar pelo pagamento de quem trabalhou. A Diretora entende que a UFU e a Eseba procederam como de praxe, tendo havido um problema de comunicação entre as instâncias federal e local. O Deputado apontou que quem cuida da questão de pessoal e pagamento é o Ministério do Planejamento e não o da Educação, salientando que o governo quer contratar, porém, de forma regularizada.

Além disso, foi dito que alguns professores trabalharam três meses sem receber remuneração e que, inicialmente, a justificativa da Sesu/MEC acerca desse problema é a de que havia um problema técnico, que resultou no fechamento do sistema de contratação.
Os professores apontaram a necessidade de ser terem mais concursos para contratar professores efetivos, até mesmo para constituir um quadro suficiente para ampliar o atendimento para o ensino médio. Sobre isso, o Deputado afirma que está trabalhando para garantir o ensino médio na Eseba, que funcionará como um modelo experimental.
Uma mãe presente à reunião, representando as famílias que se mobilizaram, solicitou ao deputado Gilmar sua colaboração para mediar uma ida da comunidade escolar à Brasília. Ele se dispôs a agendar a reunião no Ministério da Educação.
Uma professora pontuou que é preciso um mecanismo para dinamizar os ajustes, pois os alunos já estão sem aula há quinze dias. Nesse sentido, é preciso encontrar uma solução para voltar à sala de aula. Dentre outros apontamentos, o Deputado respondeu que colaborará no processo de regularização dos CAps.

Às 19h, houve reunião de pais, convocada pela  Comissão de Pais e pela Direção da ESEBA, para definir ações frente aos problemas decorrentes da não contratação de professores substitutos.

Atenciosamente,
Professores da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário