Informe sobre as atividades do dia 19/05/2011
A comunidade escolar da Eseba (pais, responsáveis, alunos e professores) e representantes sindicais tiveram uma reunião com o Reitor da UFU hoje, às 11h, para discutir a possibilidade de a Universidade contratar os professores substitutos que não tiveram seus nomes inseridos no SIAPE, até que o MEC autorize as contratações. Além disso, foi nosso objetivo buscar o apoio da Universidade em relação ao movimento e ter clareza do posicionamento administrativo e político da reitoria frente às nossas reivindicações anteriormente divulgadas. (veja aqui as fotos)
O Reitor afirmou apoiar o movimento, porém, ressaltou que a Universidade não tem condições de contratar esses professores, pois essa é uma demanda que depende do Ministério da Educação. Na oportunidade, recomendou que nossos parlamentares sejam contatados a fim de agilizar o processo de contratação junto ao MEC.
A presença e envolvimento dos pais na reunião foi de extrema importância e, mediante a não resolução dos problemas, esses pais agendaram uma reunião com o restante dos pais para amanhã, dia 20 de maio, às 19h, no anfiteatro da Eseba. O objetivo deles é unir forças ao movimento e organizar ações que possam somar às atividades do grupo de professores.
Após a reunião com o Reitor, os professos reuniram-se novamente na Eseba, no período da tarde, e deliberaram pela continuidade da paralisação até, pelo menos, segunda-feira (23 de maio) pelos seguintes motivos:
- o grupo de pais que vem contribuindo com o movimento quer garantir o direito à educação de qualidade de seus filhos e solicita aos professores que não retornem as atividades até a reunião de amanhã;
- é preciso avaliar, na segunda-feira (dia 23 de maio), politicamente, a conveniência da continuidade ou não da paralisação.
O Movimento tem se fortalecido, contudo, infelizmente, os problemas foram solucionados apenas parcialmente, pois os professores substitutos que atuaram em sala de aula receberam seus pagamentos, porém, continuam sem contrato.
Ressaltamos que, no dia 19 de maio, foi publicado no Diário Oficial da União o Decreto Nº 7.485, de 18/05/2011, que regulamenta a contratação de professores substitutos pelas universidades federais vinculadas ao Ministério da Educação, porém, o Decreto refere-se, APENAS, aos professores que atuam no ensino superior (3º grau). Com essa medida, a Eseba e os demais Colégios de Aplicação continuam sem a possibilidade de contratar professores substitutos.
Para conseguir mudar esse quadro, precisamos do envolvimento e mobilização de toda a comunidade. Junte-se a nós e lute para manter a qualidade da educação no nível básico!
AGENDA DE REUNIÕES NA ESEBA (dia 20 de maio):
- 8h – Reunião dos professores por Grupos de Trabalhos para discutir e propor encaminhamento para as demandas existentes;
- 15h30 – Reunião com o Deputado Federal Gilmar Machado;
- 19h – Reunião dos Pais de alunos da Eseba, com o apoio dos professores, no anfiteatro da Escola.
Atenciosamente,
Professores da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia
Nenhum comentário:
Postar um comentário